
A Guardiã de Obá
Com a morte de D. Umbelina o terreiro Santa Bárbara Virgem recebeu nova sucessora seu nome era Maria de Lourdes mais Conhecido por D. Lourdes, uma negra forte, ágil, calma e dedicada, trabalhava na prefeitura de Laranjeiras e tinha a cozinha como seu domínio preparava um café como ninguém, o café de D. Lourdes era famoso, muita gente só entrava na prefeitura para tomar o café de D. Lourdes era o lugar mais concorrido depois do gabinete do prefeito, e a todos ela atendia sem fazer cara feia, servia café até a hora de ir embora, caladona sisuda respeitada por uns e temida por outros.
Comandava os quatros terreiros da irmandade de comum acordo com todos, Tinha em D. Alaíde a sua orientadora nas ações ritualista e de uma pesquisadora a orientação das taieiras para poder levar em frente a jornada Alaíde era uma das mais antigas da irmandade conhecia todos os rituais, professora aposentada, grande amiga e orientadora de D. Lourdes uma professora que conviveu com Umbelina.
Se tornou grande conhecedora do rito religioso Nagô e das taieiras produzindo e publicando diversos documentos memoriais e foi a sua grande mentora nas preservações das taieiras. D. Lourdes era uma grande virtuosa aprendia com uma grande facilidade e de repente dominou todo ritual de Nagô e das taieiras, chegando a ser fundida com a antiga lôxa.
Confundindo a quem conhecera o conviveu por muito tempo, o seu toque e sua relação com as crianças das taieiras com os padres, com os mestres dos outros grupos tradicionais, com os pesquisadores que acorriam a sua casa em busca de informações, a resistência em não banalizar as taieiras e o Nagô, recusando a participar de eventos que achava nada ter haver com seus manifestos, mantinha sempre o calendário religioso e cultural do terreiro e da cidade para ela a taieira tinha a conotação mista.
A hierarquia cultural era religiosamente respeitada pelos chefes dos demais grupos da cidade, o Lambe Sujo olhe prestava homenagem sempre que saia a mesma coisa era observado pela Chegança, Cacumbi e os demais grupos também cortejam a festa mais importante do terreiro era o ritual do Corte de Inhame com a tradição de mais de um século conhecido e respeitado por todos em Laranjeiras, respeitado até pela Igreja, através dos seus representantes maiores, Padre Filadelfo.
O Corte de inhame é o ritual da iniciação, onde todos os rituais são seguidos, por ele se consagra a abertura das obrigações votivas aos orixás e entidades o iniciam do ciclo sagrado, assinalando a importância do produto da terra, a agricultura que acentua a sua fertilidade agradecida pela comunidade de terreiro..
Obrigação votiva, uma das mais respeitada por ser por si só a obrigação mais fina e não pode sofrer problemas de continuidade, sem que isso não seja cobrado pela Entidade com altas penalidades. D. Lourdes no ano seguinte não cumpriu com a obrigação. Por motivos de saúde e a comunidade não se alertou para a questão, não se juntou para promover o ritual e nisso acontecimentos foram gerados e a saúde da Lôxa piorando e de repente o passamento.
Mas uma vez o Terreiro Santa Bárbara Virgem, da Nação Obá, ficou de luto, o CHORO, foi anunciado com o sepultamento da Lôxa Maria de Lourdes, em seu lugar uma pré-adolescente da linha do seu sangue, de nome Bárbara, foi a indicada para a dinâmica da trajetória do Sagrado e Profano da tradição de Terreiro, a condução das Taieiras e do Nagô.
O Enterro da Lôxa foi acompanhado por membros da Irmandade, e Comunidade geral da Cidade além de diversas personalidades do mundo político e cultural do Estado, alertadas tempo. A missa de Sétimo dia foi concelebrada pelo Bispo de Aracaju com o Pároco da Matriz da Conceição com grande acompanhamento de grupos religiosos e de membros da irmandade.
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